Tratando-se do centenário, a efeméride ganha outra dimensão e importância, que faz com que seja comemorada em muitos locais do país.
Em Mação iremos assistir apenas à actuação da Banda Filarmónica de Mação que, a partir das 10h30, irá tocar o hino nacional em simultâneo com muitas outras Bandas do país, numa iniciativa promovida pela Comissão Nacional para o Centenário da República.
É pena que o Executivo Camarário se tenha “esquecido” desta importante efeméride, ao contrário do que aconteceu com muitos dos seus “pares” pelo país fora.
Aqui bem próximo de nós, Abrantes, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Ferreira do Zêzere ou Gavião são alguns dos concelhos cujo Executivo Camarário elaborou um programa comemorativo mais ou menos alargado.
Cartaz alusivo ao programa comemorativo em Proença-a-Nova
Com muita frequência, ficamos aquém daquilo que os outros fazem. Não surpreende que depois, na hora de fazer balanços, o nosso “deve” é, por regra, superior ao “haver”.
Nota Final
Já que o Executivo Camarário não teve arte, engenho e / ou vontade para promover a comemoração do centenário da República no nosso concelho, aqui fica a sugestão para que ainda tente, pelo menos, aproveitar a exposição itinerante, de iniciativa Comissão Nacional para o Centenário da República, que tem vindo, e irá continuar a percorrer até meados do próximo ano, muitos dos concelhos do país.
Por exemplo, os nossos amigos do Pinhal (Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Vila de Rei) não deixaram fugir a oportunidade e irão contar com a presença da mesma:
- Sertã: 09 a 11 de Janeiro de 2011
- Proença-a-Nova: 06 a 08 de Janeiro
- Oleiros: 17 a 19 de Fevereiro de 2011
- Vila de Rei: 16 a 18 de Julho
A Feira Mostra de 2011 poderia ser uma boa oportunidade. Mas a data já está ocupada por Miranda do Douro!
Sem comentários:
Enviar um comentário