terça-feira, 26 de outubro de 2010

As análises à água começam a sair demasiado caras

Na reunião de Câmara de 13 de Outubro o Executivo Camarário trouxe para discussão e votação um pedido apresentado pela A.Logos – Associação para o Desenvolvimento de Assessoria e Ensaios Técnicos, da qual a Câmara de Mação é associada juntamente com outras Câmaras da região, para que esta lhe fizesse uma contribuição extraordinária, em virtude dos graves problemas de tesouraria que atravessa.

Refira-se que a A.Logos é uma associação a quem a Câmara de Mação tem vindo a adjudicar a realização de análise, nomeadamente à água.

Este assunto mereceu dos Vereadores do PS a posição que passa a transcrever-se.

Declaração

A A.Logos – Associação para o Desenvolvimento de Assessoria e Ensaios Técnicos solicitou às Câmaras Municipais suas associadas, entre as quais se inclui a de Mação, o pagamento de uma contribuição extraordinária para fazer face aos graves problemas de tesouraria que atravessa, decorrentes do não pagamento de dívidas por parte de vários dos seus Clientes.

O valor a pagar por cada Câmara foi determinado pela A.Logos com base no volume de serviços que cada uma lhe adquiriu em 2009, seguindo uma regra de proporcionalidade. No caso da Câmara de Mação, o valor da referida contribuição extraordinária é de € 19.970.

O Executivo Camarário aprovou o pagamento da verba em questão. Contudo, e atendendo ao facto de todas as Câmaras Municipais associadas, ou empresas na sua esfera, possuírem dívidas junto da A.Logos, os Vereadores do PS defendem que elas deveriam saldar primeiro as respectivas dívidas, e só depois deveria ser feito o cálculo da contribuição extraordinária a pagar por cada uma, de acordo com a regra anteriormente referida e que se encontra definida nos estatutos da Associação.

Aliás, os Vereadores do PS não entendem como é possível que as Câmaras Municipais não paguem as respectivas dívidas junto da A.Logos e estejam disponíveis para pagar uma contribuição extraordinária para fazer face a essas dívidas (às quais acrescem dívidas de outros clientes).

Em face do exposto, os Vereadores do PS votam contra o pagamento pela Câmara de Mação da referida contribuição extraordinária à A.Logos nos moldes propostos e aprovados pelo Executivo Camarário.

Paralelamente, os Vereadores do PS manifestam preocupação com a actual situação económica-financeira da A.Logos e com a sua viabilidade futura, nomeadamente pelo facto de, se ela não registar uma evolução positiva, poderem vir a ser exigidas novas contribuições financeiras à Câmara de Mação.

Assim, os Vereadores do PS recomendam ao Executivo Camarário que seja feita uma adequada avaliação sobre interesse da Câmara de Mação em manter-se como associada da A.Logos.

Sem comentários: