segunda-feira, 5 de julho de 2010

Despropositado e Prepotente

Despropositado e prepotente. É o mínimo que se pode dizer do modo infeliz com que o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Saldanha Rocha, se dirigiu a um munícipe e aos Vereadores da Oposição, na reunião de Câmara pública de 30 de Junho de 2010.

Os factos ocorreram durante o período destinado ao público, após a intervenção do munícipe Sr. Fernando Nicolau, o qual reclamava a melhoria da acessibilidade numa rua da povoação de Rosmaninhal, onde possui uma casa. Este caso já tinha sido apresentado, pelo Sr. Fernando, noutras reuniões de Câmara, concordando sempre o Executivo com a necessidade de se proceder à pavimentação e drenagem do referido arruamento.

Contudo, a resposta / promessa dada ao munícipe pelo Executivo, tem sido sistematicamente a de um vago e que todos sabemos o que significa: “quando for possível, …”.

Olhando ao histórico do assunto, os Vereadores do PS intervieram para recomendar que as questões desta natureza deveriam merecer análise e programação, por parte da Câmara, para que os munícipes soubessem com o que poderiam contar, num determinado prazo.

De seguida o Sr. Presidente da Câmara reagiu de modo considerado despropositado e prepotente:

- Despropositado porque acusou os Vereadores do PS de estarem a falar daquele tema, só porque tinham palco. Ora, a Oposição está ali democraticamente eleita pelo Povo, tal como está o PSD na Assembleia da República, para cumprir o seu mandato e para isso, não necessita nem de “palco” nem da “licença”, de quem quer que seja, para expor os seus pontos de vista, quando tem a convicção de que o está a fazer no interesse dos munícipes, como era o caso;

- Prepotente porque dirigindo-se ao Sr. Fernando Nicolau, o advertiu que durante um ano não valeria a pena vir para ali falar daquele assunto, porque era esse o prazo que ele (presidente) estipulava para o efeito. Assim, uma vez que os Vereadores do PS queriam um prazo, o mesmo estava dado.

SEM COMENTÁRIOS!!!

PS:
Despropositado (*): 1. Que não vem a propósito, inoportuno; 2. Que não tem propósito, exagerado, desarrazoado; 3. Disparate, absurdo; 4. Coisa descomunal em qualidade ou em quantidade.
Prepotente (*): 1. Muito poderoso ou influente; 2. Que abusa do seu poder ou autoridade, despótico, …

* - Moderno Dicionário da Língua Portuguesa

Sem comentários: