sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Notícias de Penela

Nota Introdutória:

Tal como Mação, Penela é um pequeno concelho do interior. De acordo com as estimativas populacionais do INE, em 2009 possuía 6.191 habitantes (cerca de 700 a menos que Mação)

Tal como Mação, é governado por um Executivo Camarário do PSD, eleito por maioria absoluta.

Mas, as semelhanças parecem terminar por aqui…


Câmara de Penela aprova novo horário das Reuniões de Câmara públicas

"Após proposta do Presidente da Câmara Municipal de Penela, a Câmara Municipal deliberou por unanimidade aprovar a alteração de horário das reuniões câmara abertas realizadas à primeira segunda-feira de cada mês.

Assim, e para que estas reuniões estejam abertas a um maior número de população, foi aprovada a proposta de alteração de horário de abertura da reunião de câmara ao público para as 18H.

Um horário de menor constrangimento possibilitando uma efectiva interacção entre eleitos e eleitores, compaginando uma das principais oportunidades de exercício da democracia participativa.

O objectivo desta alteração é aumentar a participação cívica das pessoas nestas reuniões, dando-lhes uma maior oportunidade de exercer um direito que advém do sistema democrático em que vivemos.

Foi ainda aprovada a proposta da realização de reuniões de câmara abertas descentralizadas, em concreto em cada uma das 6 freguesias do concelho de freguesia, iniciativa que se tem realizado nos últimos anos, numa clara atitude de reforço da proximidade com as populações e de incentivo à participação destas na gestão autárquica e que justifica ser continuada."
Fonte: Site da Câmara Municipal de Penela


Comentário:

Ao contrário do que acontece em Penela, em Mação o Executivo Camarário entende que as reuniões de Câmara devem começar às 10 horas da manhã. Porque, diz, nos anteriores mandatos já era assim e as pessoas até já estão habituadas a este horário!

Talvez por isso, a participação seja tão reduzida e cingida, quase sempre, aos mesmos munícipes. Mas, se calhar, o objectivo é mesmo esse.


Mais de 40 mil pessoas passaram pelo Penela Presépio

Com o encerramento do Penela Presépio no passado domingo é chegada a hora de fazer o balanço. Durante 30 dias, passaram em Penela mais de 40 mil pessoas vindas de todo o país e de todas as idades, para conhecer o encanto do Natal desta Vila Presépio.

Esta quarta edição do evento veio mais uma vez confirmar a capacidade de realização da autarquia e de todos os Penelenses, promovendo o concelho e todo o seu património histórico e natural pelo país e mesmo além fronteiras, demonstrando que apesar de estar no interior, Penela tem muito para dar e os Penelenses são prova disso com a sua capacidade de realizar e a sua criatividade.

"O Penela Presépio cumpriu os seus objectivos estratégicos, fomentando a atractividade, sendo um evento diferenciador e de destaque no Natal da Região centro e mesmo no país, tornando Penela num destino turístico para milhares de pessoas no mês de Dezembro.

O Penela Presépio, um dos eventos de natal “mais vivos” do país, durante o mês de Dezembro gerou toda uma dinâmica no comércio e restauração locais com resultados muito positivos na economia do município e na promoção de Penela e das suas potencialidades.

Este evento é já um símbolo de afirmação da identidade e do reforço da competitividade de Penela e a prova de que, ao atrair milhares de pessoas das mais variadas classes e faixas etárias, acrescenta significativos valores ao destino turístico de Penela.

O Penela Presépio é também um evento solidário, pois todas as suas receitas revertem para o pelouro da acção social, para recuperação de habitação degradada de famílias carenciadas.

O Penela Presépio evento integrado na estratégia de atractividade dos destinos turísticos, sendo um factor de diferenciação positivo, é exemplo da forma como um pequeno município pode garantir valores económicos acrescentados e contribuir assim, activa e sustentadamente, para o desenvolvimento da região e do próprio País."
Fonte: Site da Câmara Municipal de Penela


Comentário:

O Presépio de Penela, vem provar que a pequena dimensão de um concelho não impede, por si só, que nele se realizem iniciativas que dêem um contributo importante para o seu desenvolvimento e o seu dinamismo.

Mas o Presépio de Penela não é exemplo único de iniciativas com dimensão levadas a cabo em pequenos concelhos do país. Variados exemplos poderiam aqui ser dados.

Seria importante que em Mação também pudéssemos ver, com alguma regularidade, iniciativas com esta grandeza, porque elas poderiam ajudar a resolver os nossos problemas mais sérios e dar mais notoriedade ao concelho. Infelizmente, elas passam-nos ao lado.

O que inviabiliza o surgimento destas iniciativas em pequenos concelhos como o nosso é, acima de tudo, a acomodação e a falta de ambição de quem os governa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já existe alguma divulgação do concelho de Mação...
Quem circula na A23 pode ler num placard publicitário: "Mação capital do presunto".