quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Homenagem aos Professores e Funcionários aposentados e Bolsas de Estudo

Declaração apresentada pelos Vereadores do PS na Reunião de Câmara de 13/01/2010


1. Homenagem aos Professores e Funcionários aposentados

O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte e a Câmara Municipal de Mação promoveram, no dia 21 de Dezembro, uma homenagem aos funcionários e professores que se aposentaram desde a constituição do Agrupamento, bem como ao ex-aluno Gonçalo Simões de Matos, vencedor das XXVII Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Não obstante a Câmara Municipal ter intervindo directamente na homenagem, os Vereadores do PS não tiveram conhecimento antecipado dela e muito menos foram convidados a participar na mesma..

No entender dos Vereadores Socialistas esta atitude do Executivo Camarário configura uma manifesta e desigualdade de tratamento, pelo que não podemos deixar de manifestar o nosso profundo desagrado pelo facto. Tanto mais que já não é a primeira vez que tal situação ocorre.

Ainda que competisse ao Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte proceder aos convites, o Executivo Camarário deveria ter dado conhecimento da iniciativa aos Vereadores Socialistas. Não só por uma questão de delicadeza mas, nomeadamente, porque se tratou de uma iniciativa da Câmara Municipal. Como já tivemos oportunidade de referir em reunião anterior, não existem Vereadores de 1ª e de 2ª, mas apenas Vereadores com e sem pelouros atribuídos.

Não obstante não nos ter sido permitido associar-nos em tempo útil a esta mais do que merecida e justa homenagem, aqui deixamos uma saudação especial a todos os homenageados.

2. Bolsas de Estudo

No dia 28 de Dezembro a Câmara Municipal procedeu à cerimónia da entrega das Bolsas de Estudo e dos Prémios de Mérito Escolar.

Uma cerimónia desta natureza e importância justificava que todos os Vereadores tivessem assento na mesa e pudessem, inclusive, tecer algumas palavras de circunstância se assim o entendessem. Infelizmente, tal não aconteceu, o que se lamenta.

Mais grave ainda foi a falta de consideração demonstrada para com os Presidentes de Junta de Freguesia presentes. Embora tratando-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, faria sentido ter-lhes dado um lugar de destaque na sala. Deixá-los em pé, ao fundo da sala, não foi uma atitude bonita.

E como se isso não bastasse, regista-se e lamenta-se o facto de só já fora de tempo o Presidente da Câmara lhes ter dirigido umas palavras de agradecimento pela sua presença. Convenhamos que os Presidente das Juntas de Freguesia merecem e devem ser credores de uma maior deferência por parte do Executivo Camarário.

Também o facto de uma iniciativa dirigida à população estudantil ter decorrido no edifício dos Paços do Concelho nos merece um reparo. Com efeito, faria todo o sentido que ela tivesse decorrido nas instalações da escola, convidando / incentivando todos os alunos a assistir porque, se a Câmara Municipal premeia, e bem, o desempenho escolar, esta seria a melhor forma de incentivar os estudantes a aplicarem-se e a superarem-se.

3. Nota Final

As situações descritas e outras ocorridas anteriormente são bem reveladoras da deliberada intenção do Executivo Camarário chamar a si as luzes da ribalta sempre que entende que da situação pode recolher dividendos políticos, reservando para a Oposição um lugar na penumbra.

Como já se percebeu, o Executivo Camarário apenas está disponível para partilhar com os Vereadores Socialistas os espinhos das decisões menos populares.

Sem comentários: