segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Autárquicas 2013 em Mação

O PSD foi o grande vencedor das eleições autárquicas no Concelho de Mação, ao vencer de uma forma clara a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e 4 das 5 freguesias já apuradas (na Amêndoa o empate registado vai obrigar à repetição das eleições).

De fora desta expressiva vitória ficou apenas, pelo menos enquanto não se decidir a Freguesia de Amêndoa, a União das Juntas de Freguesia de Mação, Penhascoso e Aboboreira, onde o PS conseguiu levar a melhor.

Pelo facto, endereçamos os nossos parabéns aos PSD e aos seus autarcas pela vitória alcançada e desejamos-lhes votos de um bom mandato em prol do Concelho de Mação.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Encerramento da Campanha do PS/Mação

Esta 6ª Feira o PS/Mação encerra a sua campanha autárquica com uma grande festa / jantar no Penhascoso.

Junte-se a nós!


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Jantar de Campanha do PS/Mação no Carvoeiro - Convite

Este Sábado venha ao Carvoeiro participar no Jantar de Campanha que o PS/Mação irá realizar e oferecer ao munícipes de Mação.

Junte-se a nós para fazermos uma grande festa.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tempo desaproveitado

Estamos a poucos dias da realização das eleições autárquicas. É tempo, pois, de fazer um balanço, ainda que sucinto, do mandato autárquico que estás prestes a terminar.

Nos últimos 4 anos Mação não evoluiu da forma favorável que seria desejável e necessária, bem pelo contrário. Comparativamente a 2009, o nosso Concelho está hoje menos vivo, menos dinâmico e o seu futuro apresenta-se com perspectivas mais sombrias.

Quem governou o Concelho durante este período não foi capaz, ou não soube, encontrar soluções para mitigar os problemas complexos que ele enfrenta. É um facto que a grave crise económica e financeira que se abateu sobre o país retirou aos nossos governantes margem de manobra e recursos. Mas a malfadada crise não pode servir-lhes de bode expiatório de todos os nossos males, ilibando-os das responsabilidades pela situação em que nos encontramos.

Não surpreende que não tenham conseguido encontrar essas soluções no presente mandato. Se mesmo nos tempos idos de ”vacas gordas” (ou “menos magras”), não conseguiram encontrá-las, não seria agora, quando a “manta encolheu”, que o iriam conseguir.

Basicamente, são 4 as razões que estão na origem desta situação:

- Incapacidade ou falta de vontade para acabar com o despesismo e o desperdício, implementando uma gestão camarária mais eficiente, mais exigente e mais rigorosa. Ao longo do mandato foram múltiplas as situações e actuações do Executivo Camarário reveladoras desta faceta despesista e falha de rigor que os Vereadores do PS foram denunciando e criticando;

- Falta de ambição para encontrar e implementar soluções mais ousadas, que rompam com a rotina instalada no Concelho. Os largos anos que os Executivos Camarários do PSD levam de governação acomodou-os, retirou-lhes imaginação e acentuou-lhes o receio de perder o poder, levando-os a focalizarem-se excessivamente nos “mecanismos” que lhes permitam a perpetuação nesse mesmo poder;

- Uma actuação centrada sobretudo na gestão corrente do dia-a-dia, em muitas “coisas miúdas” que poderiam e deveriam ser delegadas, retiram aos membros do Executivo Camarário tempo e disponibilidade mental para reflectir e agir adequadamente sobre o futuro do Concelho e os seus grandes problemas / desafios;

Agora que chegam as eleições, competirá aos eleitores decidir se pretendem continuar pelo caminho que tem vindo a ser seguido há quase 4 décadas, ou se entendem que devem optar por dar uma oportunidade a quem se propõe dar um rumo bem diferente ao Concelho.

Enquanto candidato, aceitarei com espírito democrático a decisão dos eleitores. Não vibrarei com a vitória, porque sei que o caminho que terei pela frente será muito complexo e exigente a todos os níveis. Não chorarei a derrota porque, quem age apenas por convicções, nunca se sente verdadeiramente derrotado.

Se há uns anos atrás tivesse aceite um pedido / sugestão que me foi feito para abdicar das minhas convicções, quem sabe se, porventura, já não me teria sentado na cadeira a que agora me recandidato.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Início da Campanha Eleitoral Autárquica

Caro(a) Munícipe,

Inicia-se hoje a campanha eleitoral autárquica.


Nos próximos 11 dias dar-lhe-emos a conhecer aqueles(as) que dão a cara pelo PS/Mação nos diversos órgãos autárquicos, bem como as diversas propostas do nosso programa eleitoral para o município e para as freguesias.

Propomo-nos fazer uma campanha eleitoral pela positiva e com elevação. Mas não abdicaremos, sempre que assim o entendermos, de adotar uma postura crítica.

O PS/Mação parte para esta campanha eleitoral com total confiança nos seus candidatos, convicto das suas ideias e das suas propostas, e confiante na vitória nos vários órgãos autárquicos.

Queremos mudar Mação porque, ao fim de quase 4 décadas ininterruptas de Executivos Camarários do PSD, o nosso Concelho confronta-se com vários problemas, que eles não souberam resolver.

Competirá aos nossos eleitores dicidirem o que pretendem para o futuro do nosso Concelho.

Jantar de Campanha do PS/Mação - Convite

O PS/Mação convida-o(a) paa o Jantar de Campanha que irá realizar e oferecer ao múnicipes de Mação no próximo Sábado (dia 21), a partir das 19h30, no Pavilhão da Junta de Freguesia do Carvoeiro.

Junte-se a nós para fazermos uma grande festa.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Acabaram as Festas

Com a Fesa do Casal realizada este fim-de-semana, concluiu-se o habitual ciclo de festas de verão que todos os anos decorre no nosso Concelho.

Parabéns a todas as Associações que continuam, como muito trabalho e dedicação, a levar por diante este tipo de iniciativa, que atrai às nossas terras mais gente e lhes dão um pouco mais de vida, ainda que por poucos dias.

Para o ano as Festas estarão de regresso. Ainda que algumas das caras que este ano fomos vendo nalgumas festas, provavelmente só as voltaremos a ver por lá daqui a 4 anos.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A propósito de uma candidatura dita independente

Ponto 1)

Sou um grande defensor da existência de candidaturas independentes que surjam de movimentos de cidadania, porque elas permitem aos eleitores escolherem os seus representantes nos órgãos autárquicos fora do espectro político. E ao permitirem isso, a democracia sai reforçada e valorizada.


Feita esta nota prévia, entendo fazer uns breves comentários à candidatura, dita independente, que concorre à Assembleia da União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira:

- Não é verdadeiramente independente uma candidatura onde surgem candidatos a lugares de topo que são reconhecidamente apoiantes do PSD/Mação e, nalguns casos, ao que se julga saber, seus militantes e dirigentes;

- Não é verdadeiramente independente uma candidatura que, mal foi lançada, foi de pronto acolhida de braços abertos pelo PSD/Mação;

- Não é verdadeiramente independente uma candidatura que recolhe o apoio do PSD/Mação, ao ponto deste partido ter decidido não apresentar uma candidatura própria àquela que passará a ser, em área e população, a maior freguesia do Concelho

Perante estes factos, esta candidatura que diz ser independente é, inequivocamente, uma candidatura do PSD/Mação travestida de independente.

Pedir às pessoas que acreditem que esta é uma candidatura independente é estarem a tentar “meter-lhes os dedos nos olhos”. É estarem a tomá-las por parvas.

E tanto assim é que, fazendo fé nalguns comentários que se vão ouvindo, haverá membros desta lista que bem arrependidos estão de terem embarcado nesta “aventura independentista”.


Ponto 2)

O “cabeça de lista” desta candidatura dita independente, talvez querendo justificar a existência da mesma, tem afirmado publicamente que não foi convidado pelo PS/Mação para encabeçar a sua lista e que terá sido desconsiderado por mim, enquanto líder do partido.

O “cabeça de lista” desta candidatura dita independente fala verdade quando afirma que não o convidei. Mas como esquece-se de dizer a razão por que não o fiz, eu dou-a a conhecer.

Na política, como aliás em qualquer outra vertente da minha vida, convivo bem com a diferença de opinião e com a crítica. Mas não consigo conviver com a falta de solidariedade.

E esta falta de solidariedade ganhou toda a expressão a partir do momento em que o “cabeça de lista” desta candidatura dita independente deu a entender, de forma inequívoca, que apoiaria a candidatura do Dr. Vasco Estrela à Câmara de Mação.

O “cabeça de lista” desta candidatura dita independente e alguns dos que o apoiam esqueceram que a acústica do Café Central é tão boa que muito do que é dito dentro da suas quatro paredes acaba por se ouvir cá fora, por vezes a largos quilómetros de distância.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Reunião de Câmara de 11 de Setembro de 2013

Ordem de Trabalho

1) Apreciação de correspondência recebida e respectivas deliberações, quando necessárias;

2) Discussão e votação da 8ª Alteração Orçamental referente ao ano de 2013;

3) Apreciação de requerimentos e pedidos de licenciamento de obras particulares;

4) Outros assuntos.

Reunião Pública
Hora de início: 10H00

Assembleia Municipal de 10 de Setembro de 2013

Ordem de Trabalhos

1) Informação do Presidente da Câmara, em cumprimento da alínea e) do nº 1 do artº 53 da Lei nº 169/99 de 18 de Setembro, na nova redacção dada pela Lei nº 5 A/2002 de 11 de Janeiro.

Reunião Pública
Hora de início: 10H00

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Jantar de Campanha do PS/Mação - Convite

Com a presença de:

João Soares
Membro da Comissão Política e da Comissão Nacional do PS

António Gameiro
Presidente da Federação Distrital de Santarém do PS

Hugo Costa
Presidente da JS Ribatejo



terça-feira, 3 de setembro de 2013

Jantar de Campanha do PS/Mação - Convite

No próximo Sábado, a partir das 19h30, o PS/Mação realiza no pavilhão da Associação Desportiva e Cultural de Chão de Codes um jantar inserido na sua campanha autárquica.

O PS/Mação e os seus candidatos autárquicos convidam a população do Concelho a participar nesta iniciativa.



Nem tudo é “verde horizonte” no nosso Concelho

As fotos seguintes, tiradas recentemente num local situado cerca de 50 metros abaixo da ponte do Carvoeiro, são bem elucidativas do estado de poluição calamitoso em que se encontra a Ribeira do Carvoeiro, uma das mais bonitas do Concelho.






Na origem deste grave problema ambiental está o facto dos esgotos do Carvoeiro desaguarem na ribeira sem o adequado tratamento prévio.

Com o objectivo de resolver os problemas de água e tratamento de esgotos que existiam no Concelho, há cerca de 5 anos a Câmara de Mação aderiu às “Águas do Centro”.

Infelizmente, decorrido este tempo todo, em matéria de tratamento de esgotos pouco ou nada foi feito, pelo que a Ribeira do Carvoeiro e outras linhas de água do Concelho se mantêm bastante poluídas.

Não obstante pouco ou nada ter sido feito, desde Março de 2010 que a Câmara de Mação aplica, aos consumidores residentes em locais onde existe rede de esgotos, uma tarifa de recolha de águas residuais (esgotos) no valor de € 0,40 por m3 de água consumida.

Na altura os Vereadores do PS opuseram-se à criação desta tarifa (bem como ao aumento significativo do preço da água) com o argumento de que apenas deveria ser cobrada quando a “Águas do Centro” começasse a realizar os investimentos necessários e os munícipes constatassem melhorias evidentes na no tratamento dos esgotos.

Não foi este o entendimento do Executivo Camarário, que decidiu pela implementação da referida tarifa.

É caso para recordar o provérbio que diz que “quem paga adiantado (ainda que de forma forçada) fica sempre mal servido”.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Sede da União das Juntas de Freguesia

Connosco, obviamente e naturalmente que a sede da Junta de Freguesia se irá localizar nas instalações da actual Junta de Freguesia de Mação.

No entanto, não pretendemos nem queremos desprezar, nem as populações, nem as instalações existentes nas freguesias de Penhascoso e Aboboreira.




Assim, para nós, aqueles espaços continuarão a existir e a servir de locais de trabalho para o executivo da Junta e, principalmente como espaços privilegiados de acolhimento às populações.

Todos quantos se deslocam a Mação, poderão usar os serviços da Junta de Freguesia, sem necessidade de se deslocarem às instalações nas suas freguesias de origem.

Pretendemos que a Assembleia de Freguesia seja um órgão descentralizado, propondo, desde logo, a realização em cada ano, de uma Assembleia Ordinária e uma Extraordinária em cada uma das Freguesias.

Este é o nosso compromisso.

Nós acreditamos nas pessoas e é com as pessoas, com as “gentes da terra”, que queremos contar para construir este grande projecto de Freguesia.

Podem contar Connosco pois somos… uma Equipa de “Gente que Faz, para Gente que Merece.”


José Fernando Martins
Candidato à Presidência da
União das Juntas de Freguesia de Mação, Penhascoso e Aboboreira

domingo, 1 de setembro de 2013

Reunião de Câmara de 04 de Setembro de 2013

Ordem de Trabalho

1) Apreciação de correspondência recebida e respectivas deliberações, quando necessárias;

2) Apreciação de requerimentos e pedidos de licenciamento de obras particulares;

3) Outros assuntos.