domingo, 31 de março de 2013

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Benjamins Sub 11 - 2ª Fase

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S1 - Grupo A1


sexta-feira, 29 de março de 2013

Feliz Páscoa


São os votos do Blog Mação 2013.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Decisões da Reunião de Câmara de 27-Mar-2013

Iniciativas em Mação

Festejos de S. Bento - Cardigos

Iniciativas em Mação

Festejos da Gargantada, Monte Fundeiro, Cabo e Robalo


quarta-feira, 27 de março de 2013

Iniciativas em Mação

Semana Académica e da Juventude


Alcançámos as 75.000 visitas!


O Blog Mação 2013 alcançou ontem 75.000 visitas.

Para este número concorre apenas uma visita diária por utilizador. Se contabilizarmos todas as entradas realizadas no Blog, o número já se aproxima dos 200.000!

Estes números deixam-nos satisfeitos porque são reveladores da aceitação que o Blog Mação 2013 tem merecido, independentemente de se concordar ou não com a informação que ele divulga e com as posições que nele são expressas.

O nosso agradecimento a todo(a)s o(a)s que contribuíram para que o Blog Mação 2013 tenha alcançado um número já tão expressivo de visitas.

Obrigado pela(s) sua(s) visita(s). Volte sempre!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Os loucos que nos governam

“O modelo seguido para o resgate de Chipre poderá passar a ser exemplo para futuras intervenções em países da zona euro com situações de risco no seu sector financeiro”.

Jeroen Dijsselbloem, ministro das Finanças holandês e presidente do Eurogrupo



"Não podemos prever, nesta altura, o impacto do plano de resgate em Chipre"

Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia.

O desemprego em Mação – Fevereiro de 2013

Em Fevereiro o número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego saltou para os 335, mais 29 que no final do mês anterior, dos quais 305 procuravam um novo emprego.

O aumento registado no mês passado é o 2º maior desde sempre em termos mensais e absolutos.

Mas a vigem pela “casa dos horrores” que um “bando de loucos” nos está a obrigar a fazer ainda está longe do fim. Como tal, em Mação como em qualquer outro lugar do país, a “brincadeira” não vai ficar por aqui.


Lágrimas de crocodilo

"O resultado do desemprego é muito infeliz, é mesmo muito pior que o esperado”.

Fonte: Abebe Selassie, Chefe da Missão do FMI

domingo, 24 de março de 2013

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S1 - Grupo A1

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S2 - Grupo A2

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Seniores - 2ª Fase


sábado, 23 de março de 2013

Reunião de Câmara de 27 de Março de 2013

Ordem de Trabalho

1) Apreciação de correspondência recebida e respectivas deliberações, quando necessárias;

2) Discussão e votação do Projecto de Regulamento do Gabinete de Apoio a Jovens e Pequenos Empresários /GAJPE;

3) Análise da informação do Gabinete Jurídico sobre o aumento do tarifário e a taxa de remuneração accionista da VALNOR - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Norte Alentejano, SA;

4) Apreciação de requerimentos e pedidos de licenciamento de obras particulares;

5) Outros assuntos.

Reunião Pública
Hora de início: 10H00

sexta-feira, 22 de março de 2013

Iniciativas em Mação

18º Aniversário de "Os Maçaenses"

Iniciativas em Mação

9º Passeio de TT - Vila de Mação 2013

Iniciativas em Mação

Feira dos Ramos


quinta-feira, 21 de março de 2013

Diário da República - 2ª Série - 21 de Março de 2013

MUNICÍPIO DE MAÇÃO

Aviso n.º 4146/2013

José Manuel Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, torna público, no uso da competência que lhe confere a alínea v) do n.º 1 do artigo 68.º, conjugado com o artigo 91.º, ambos da Lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, que a Assembleia Municipal de Mação, aprovou, em sessão ordinária realizada no dia 28 de fevereiro de 2013, o regulamento de Cedência de Lotes de Terreno nas Zonas Industriais — Concelho de Mação.

13 de março de 2013
O Presidente da Câmara, José Manuel Saldanha Rocha, Dr.

Apenas restarão as pedras…

I

Um utente do Serviço Nacional de Saúde ligou ontem para um Centro de Saúde (como certamente muitos outros fizeram) com o intuito de marcar uma consulta com o seu médico assistente.


Do Centro de Saúde informaram-no que apenas estavam a marcar consultas para o mês de Maio e que já não havia muitas vagas.

Ao questionar as razões para um prazo tão dilatado para a marcação de uma consulta, disseram-lhe que 2 médicos se tinham reformado recentemente, sem que tivessem sido substituídos, e um outro se encontrava de baixa.

O Ministro da Saúde assegura que os cortes no sector não estão a afectar a qualidade do serviço que é prestado aos utentes. Claro, Sr. Ministro, o povo acredita. Ou não fosse ele muito dado a “festivais da palermice”.


II

No jornal Expresso de Sábado passado Nicolau Santos escreve na sua habitual coluna que o IPATIMUP - Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto sofreu um corte significativo nos apoios que recebe do Estado.

O IPATIMUP não é um instituto qualquer. É “apenas” um centro de investigação reconhecido a nível mundial, por via do excelente trabalho que tem vindo a desenvolver sob a coordenação do conhecido Prof. Sobrinho Simões. Segundo refere Nicolau Santos, em 2012 o IPATIMUP esteve na base de 30 doutoramentos e de mais de 3.000 estudos, tendo ainda recebido vários prémios internacionais.

Os cortes cegos de despesa levados a cabo pelo actual Governo colocam em causa o trabalho que é realizado em áreas e entidades tão relevantes para o desenvolvimento do país, como são a investigação científica e, neste caso concreto, o IPATIMUP.


Conclusão:

Apenas restarão as pedras quando o actual Governo desaparecer das nossas vistas!

Pedro, foi você que disse que ia governar com pouca gente?

De acordo com levantamento levado a cabo pelo Diário de Notícias, baseado em despachos publicados no Diário da República, o Governo de Passos Coelho já nomeou 1.080 pessoas para 120 grupos de trabalho, comissões e equipas técnicas.

Destas mais mil pessoas, 250 já foram nomeadas no corrente ano.

Passos Coelho fez passar a ideia de que pretendia governar de forma austera, reduzindo o número de ministérios. Mas nas páginas do Diário da República vê-se que se mantêm, porventura de forma ainda mais acentuada, o “regabofe” que dizia existir nos governos anteriores e que tanto criticou.

Na crítica aos “boys” dos governos anteriores foi bem secundado por alguns “artistas” que, entretanto, se calaram. Talvez porque muitos deles viraram “especialista” no actual governo. Por sinal, principescamente pagos se atendermos ao curriculum, experiência profissional e sabedoria que revelam.

Pérolas

"A sensibilidade social do Governo concentra-se em quem tem menos recursos, o que é essencial para preservar a coesão social" (site do Governo de Portugal).

E porque o governo quer alargar a sensibilidade social a toda a gente, nada melhor do que ficarmos todos pobres.


"O desemprego é a situação mais dramática que temos no processo de reajustamento económico e é socialmente muito doloroso" (site do Governo de Portugal).

Mas não suficientemente dramático para impedir que, em 2013, mais 100.000 portugueses engrossem as estatísticas dos desempregados.


“Os resultados são encorajadores, mas a crise não acabou e ainda temos caminho a fazer” (site do Governo de Portugal).

A dúvida está apenas em saber se a luz que já se vislumbra ao fundo do túnel é a luz do dia ou a do comboio que nos vai passar por cima…


"O crescimento sustentável está hoje ao nosso alcance, e com ele uma melhor qualidade de vida para todos os portugueses" (site do Governo de Portugal).

Estamos todos convictos que a melhor qualidade de vida está já ali ao virar da esquina. Bem, todos talvez não, porque os que trabalham para o Belmiro de Azevedo já concluíram que o homem não está para aí virado…

quarta-feira, 20 de março de 2013

Diário da República - 2ª Série - 20 de Março de 2013

MUNICÍPIO DE MAÇÃO

Aviso n.º 4084/2013

Para os devidos efeitos se torna público que, por meu despacho de 6 de fevereiro de 2013, foi concedida licença sem remuneração por um período de 364 dias, com início a 7 de março de 2013, ao trabalhador deste município, Filipe Manuel Marques Lopes, Assistente Operacional, nos termos do disposto nos artigos 234.º e 235.º da Lei n.º 59/2008, de 11 de setembro.

4 de março de 2013
O Presidente da Câmara, José Manuel Saldanha Rocha, Dr.

terça-feira, 19 de março de 2013

Dirário da República - 2ª Série - 19 de Março de 2013

MUNICÍPIO DE MAÇÃO

Despacho n.º 4106/2013

Nos termos do artigo 91.º da lei n.º 169/99, de 18 de setembro, com a redação que lhe foi dada pela lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, faz-se público que a Assembleia Municipal, por proposta da Câmara Municipal de 13/02/2013, em sessão ordinária realizada a 28/02/2013, deliberou aprovar:

a) A alteração da estrutura orgânica dos serviços por forma a garantir a sua adequação às disposições constantes na lei n.º 49/2012, de 29 de agosto;

b) A extinção do Departamento de Administração Geral;

c) O número máximo de duas unidades orgânicas flexíveis;

d) O novo organograma.

1 de março de 2013
O Presidente da Câmara, José Manuel Saldanha Rocha, Dr.

Ligeireza a mais

Com frequência o Executivo Camarário traz às reuniões de Câmara assuntos para serem discutidos e decididos que não preparou, detalhou e fundamentou convenientemente.

Dado que os Vereadores do PS não acompanham a gestão diária da autarquia, esta forma de trabalhar dificulta-lhes a tarefa de decisão.

Mas esta não é a questão mais preocupante, até porque, sempre que entendem que a informação disponibilizada não é suficiente para tomar uma decisão sobre um determinado assunto, requerem que lhes seja disponibilizada informação complementar. Por via disso, com alguma frequência, há assuntos cuja discussão e votação transita para a reunião seguinte.

Bem mais grave é o facto de, ao não preparar e fundamentar devidamente os assuntos, o Executivo Camarário dá azo a que, mais facilmente, seja tomada uma decisão menos correcta que, no limite, poderá corresponder a uma ilegalidade.

Ainda recentemente o Executivo Camarário levou a uma reunião um pedido de uma empresa para que lhe fosse aberto um acesso / caminho, sem ter feito previamente uma análise aprofundada do mesmo, no sentido de avaliar os requisitos, as implicações e os riscos de uma obra desta natureza, facto que levou um dos Vereadores do PS a alertar para a necessidade da Câmara desenvolver vários procedimentos prévios antes de ser tomada uma decisão sobre o pedido de apoio, tal como ficou expresso na acta da reunião:

“O Senhor Vereador Cardoso Lopes levantou uma série de questões, tais como:

- A não existência de projecto para uma obra que apresenta alguma complexidade e perigosidade na sua execução, nomeadamente no que respeita à projecção de inertes sobre a EN 351;

- Sem projecto, nomeadamente a não existência de um perfil longitudinal e de perfis transversais, as medições apresentadas não passam de estimativa;

- Dadas as características geotécnicas (maciços rochosos) dos terrenos naquela zona, não parece muito prudente começar uma escavação sem fazer uma avaliação prévia, através de um estudo geotécnico, para selecção dos equipamentos e eventualmente até da necessidade de recurso a explosivos;

- Importa verificar as Condicionantes em termos de PDM, no que diz respeito a obras de terraplanagem;

- Como é que se faz uma obra destas sem Plano de Segurança e Saúde (PSS);

- É necessário licenciamento da “Estradas de Portugal” atendendo a que a obra, eventualmente, se possa situar na “zona non aedificandi” da EN 351;

Como se pode verificar, a obra em causa deverá ser antecedida de uma série de procedimentos que a Câmara, como entidade licenciadora, deverá ser a primeira a dar o exemplo.”


Desde o início do mandato que os Vereadores do PS têm procurado sensibilizar o Executivo Camarário para a necessidade e a importância dos assuntos que traz a reunião de Câmara virem bem preparados e fundamentados.

Mas nem as recomendações dos Vereadores do PS, nem inclusive alguns casos que têm acontecido pelo país fora, em que alguns autarcas já foram responsabilizados por decisões incorrectas ou ilegais, parece demover os membros do Executivo Camarário de actuarem com ligeireza no tratamento de alguns assuntos.

É a vida!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Portugal, uma terra de "oportunidades"

Na abertura de uma conferência sobre a reforma do Estado que decorreu hoje no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), o Primeiro-Ministro defendeu que o programa de rescisões na função pública que o Governo prevê lançar ainda este ano deve ser encarado como "uma oportunidade e não como uma ameaça".

Depois de há uns meses atrás Passos Coelho se ter referido ao desemprego como uma “oportunidade”, eis que surge no horizonte uma nova “oportunidade”.

Segundo rezam as estatísticas, são já cerca de um milhão de portugueses que estão a beneficiar da “oportunidade” que é estar desempregado.

Mas as coisas não ficarão por aqui, como já afiançou o “infalível Gaspar”. Nos próximos tempos vão existir “oportunidades” para muitos mais, a começar por uns bons milhares de funcionários públicos.

Quem afirma que Portugal não é uma terra de “oportunidades” está redondamente enganado.

domingo, 17 de março de 2013

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Seniores - 2ª Fase

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Juvenis - 2ª Fase

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Benjamins Sub 11 - 2ª Fase

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S1 - Grupo A1

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S2 - Grupo A2

sexta-feira, 15 de março de 2013

Falam como se não tivessem passado

“Para nós, este é um dos caminhos que ajuda a fomentar a economia local. Foram os próprios donos dos restaurantes que nos incentivaram a criar outros eventos gastronómicos e, assim, nasceram outras ideias. Só não aderimos ao festival das palermices daqueles que criticam as nossas iniciativas”.

Saldanha Rocha na conferência de imprensa de promoção do Festival da Lampreia
Fonte: Jornal “O Mirante” de 07 de Março

Se, como refere Saldanha Rocha, “este é um dos caminhos que ajuda a fomentar a economia local”, é legítimo colocar-lhe 2 questões:

1) Então porque é que só o ano passado o Executivo Camarário “descobriu” finalmente os festivais gastronómicos e as suas vantagens para a economia local?

2) Porque não avançou muito antes o Executivo Camarário com este tipo de iniciativa, tal como nós e muitos outros sempre defenderam, e tal como muitos outros municípios de norte a sul do país há muitos anos vêm fazendo?


Saldanha Rocha e os membros do Executivo Camarário falam com a maior das descontracções, como se tivessem chegado recentemente e não tivessem um passado de quase uma dúzia de anos à frente dos destinos do Concelho.

Fica-se incrédulo com a forma como se passa uma “esponja” sobre um passado de 12 anos.


Comentário Final:

Há quem apenas consiga aderir ao “Festival das Palermices”. Será, porventura, o nosso caso.

Em contrapartida, existem outros a quem o destino bafejou com uma substancial dose de inteligência e de perspicácia. Mas que, ainda assim, não conseguem evitar que, quando se olha para eles, venha à memória a história daquela mãe que, ao ver o filho a marchar na parada militar com o passo trocado, diz para o marido: "Vê lá tu, todos vão com o passo trocado e só o nosso filho vai com o passo certo".

quinta-feira, 14 de março de 2013

Iniciativas em Mação

Prova de Vinhos - Pereiro

Iniciativas em Mação

Passeio Pedestre - Chão de Codes

Iniciativas em Mação

9º Passeio de TT - Vila de Mação 2013

terça-feira, 12 de março de 2013

Argumentos pouco convincentes

O Executivo Camarário deixou “cair”, pelo menos no imediato, a AmarMação - Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Mação.

Depois de na reunião de Câmara de 14 de Novembro ter proposto a celebração de 3 protocolos entre a Câmara e esta Associação, no valor global de € 60.000, o que mereceu da parte dos Vereadores do PS um pedido de alguns esclarecimentos complementares, na reunião de Câmara de 13 de Fevereiro, aquando da entrega dessas informações solicitadas, o Executivo Camarário informou que, afinal, a Amarmação e os protocolos em causa não iriam avançar de imediato.

Na base desta decisão estariam 3 razões: a candidatura que a AmarMação apresentou ao PRODER não ter sido aprovada no momento em que se pensou ser o possível, a proximidade do ato eleitoral autárquico e a forma como a proposta terá sido recebida pelos Senhores Vereadores do Partido Socialista.

Surpreende a forma tão brusca como foi travada uma Associação considerada tão importante para o desenvolvimento do Concelho e, mais ainda, os argumentos utilizados para justificarem a decisão.

Fazendo a Câmara de Mação parte da Pinhal Maior, não se percebe que se possa alegar desconhecimento sobre os timings de aprovação de uma candidatura. Tal como não se percebe que um acto eleitoral possa condicionar o lançamento de uma Associação que é suposto ter um papel relevante no Concelho. E menos aceitável é ainda lançar para cima dos Vereadores do PS o ónus da AmarMação não avançar no imediato.

O único “crime” que os Vereadores do PS cometeram foi o de solicitar informação complementar, por ser escassa a disponibilizada inicialmente, que permitisse clarificar algumas questões e dúvidas existentes e fundamentar a entrega à AmarMação de € 60.000, uma verba que não se pode considerar propriamente uns “trocos”.

Para fundamentar a posição tomada na altura pelos Vereadores do PS, transcreve-se o que foi escrito neste Blog acerca do tema no passado dia 22 de Novembro:

“Os Vereadores do PS levantaram objecções à celebração, pelo menos de imediato, dos referidos protocolos basicamente por 3 razões:

1) A AmarMação é ainda uma associação “vazia”, na medida em que, além da escritura de constituição e de uma candidatura apresentada ao PRODER, nada mais existe ou parece existir: órgãos sociais eleitos (pelo menos o Executivo Camarário não deu conta da sua existência), outros associados para além das 4 associações fundadoras, regulamento interno como prevê os estatutos, plano de actividade e orçamento definidos, local onde irá funcionar.

A uma associação neste “estádio de desenvolvimento” não é razoável que o Executivo Camarário viesse preparado para atribuir uma verba tão elevada como são € 60.000.

2) À primeira vista não existem vantagens financeiras para a Câmara desta contratualização de serviços com a AmarMação, na medida em que continua a disponibilizar os meios que actualmente já afecta ao Gema, à “Marca Mação” e ao Sistema Municipal de Segurança Alimentar e, em cima disto, ainda paga mais € 60.000.

Pelo que se percebeu, a descontar a esta verba poderá estar apenas o salário por recibo verde que é pago a uma colaboradora no Sistema Municipal de Segurança Alimentar que, segundo o Executivo Camarário, passará a ser pago pela associação.

Na prática, uma parte significativa da verba que a Câmara se propõe disponibilizar servirá para pagar a 2 outros colaboradores que a AmarMação pretende recrutar.

Acresce um outro dado. Na primeira reunião em que o assunto da AmarMação foi abordado, o Executivo Camarário “vendeu” a ideia que, com a constituição desta, a “factura” da Câmara tenderia a ser menor, porque era suposto que os demais associados colaborassem financeiramente.

Atendendo aos tempos difíceis que vivemos, que condicionam de sobremaneira a disponibilidade das empresas para participarem financeiramente em projectos desta natureza, os Vereadores do PS duvidaram que tal colaboração fosse possível, pelo menos de uma forma significativa. E tinham razão para duvidar: nesta última reunião já se percebeu que essa colaboração dificilmente acontecerá nos próximos anos.

3) O GEMA é um serviço da Câmara, que consta do seu organigrama. Percebe-se por isso mal, que a Câmara contratualize com uma associação serviços que é suposto serem desenvolvidos por essa estrutura camarária. E, pior ainda, dando a ideia que o GEMA e a AmarMação se “embrulham”.

Perante as objecções levantadas pelos Vereadores do PS, o Executivo Camarário recuou e decidiu que o processo será reavalido e complementado com mais informação necessária a uma correcta avaliação da “parceria” entre a Câmara e a AmarMação.

Um assunto desta importância e envolvendo custos para a Câmara de largas dezenas de milhares de euros por ano, por pode ser tratado com a ligeireza com que o Executivo Camarário o tratou e o apresentou em reunião de Câmara. Esperemos que, quando o trouxer de novo “à baila”, ele já venha suficientemente amadurecido, trabalhado e estruturado.”


Há quem assegure que as razões para a decisão de “suspender” a AmarMação são outras, bem diferentes. Pela nossa parte diremos apenas que os argumentos apresentados pelo Executivo Camarário para justificar essa suspensão foram pouco convincentes.

segunda-feira, 11 de março de 2013

O Futsal no nosso Concelho

Campeonato Distrital de de Futsal - Seniores Femininos

domingo, 10 de março de 2013

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Benjamins Sub 11 - 2ª Fase

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Seniores - 2ª Fase

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Juvenis - 2ª Fase


O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S1 - Grupo A1

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S2 - Grupo A2

sábado, 9 de março de 2013

Reunião de Câmara de 13 de Março de 2013

Ordem de Trabalho

1) Apreciação de correspondência recebida e respectivas deliberações, quando necessárias;

2) Apreciação de requerimentos e pedidos de licenciamento de obras particulares;

3) Outros assuntos.

Parabéns aos Maçaenses!

O Grupo Cultural “Os Maçaenses” comemora hoje o seu 18º aniversário.

Fundada em 9 de Março de 1995, “Os Maçaenses” têm vindo a desenvolver uma actividade muito meritória na divulgação da cultura popular, através dos cantares, da dança e do teatro.

O Blog Mação 2013 dá os parabéns aos “Maçaenses” e desejas-lhe uma longa vida com a vitalidade a que nos habituaram até agora, para que possam continuar a desenvolver o seu trabalho em prol da cultura popular do Concelho.

sexta-feira, 8 de março de 2013

485 euros: um sinal exterior de riqueza

Esta 3ª Feira o Primeiro-Ministro defendeu no plenário da Assembleia da República a redução do salário mínimo nacional, que é actualmente de 485 euros e abrange cerca de meio milhão de portugueses.

Segundo Passos Coelho, a redução do salário mínimo nacional seria a forma mais adequada de combater o desemprego que afecta quase um milhão de portugueses.

E perguntamos nós: porque não ser ainda mais audacioso e acabar de vez com o salário de quem trabalha? Quem sabe se assim não se acabava de vez com o flagelo do desemprego?

Sr. Primeiro-Ministro, quando já se perdeu por completo o respeito pelas pessoas e a vergonha, como parece ser o seu caso, já tudo lhe é permitido dizer.

Parabéns Mulher!


Dia Internacional da Mulher

Iniciativas em Mação

Encontro de Associações do Concelho de Mação

Organização:

Centro Recreativo e Cultural da Queixoperra

quinta-feira, 7 de março de 2013

Vamos ajudar as IPSS do Concelho com o nosso IRS

Três instituições de solidariedade social do Concelho de Mação constam entre as 1.724 entidades a quem os portugueses poderão destinar 0,5% do seu IRS. São elas:

- Associação Centro Dia, Apoio e Acolhimento à Terceira Idade dos Vales de Cardigos (NIPC – 503 376 698)

- Centro de Dia e Casa de Idosos de São José das Matas (NIPC - 503 223 743)

- Santa Casa da Misericórdia de Cardigos (NIPC - 501 461 418)


Para contribuir para uma destas instituições do Concelho basta indicar o respectivo NIPC no Quadro 9 do Anexo H da sua Declaração de IRS.

A consignação desta parte do IRS a uma entidade de cariz religioso ou social não apresenta qualquer encargo fiscal suplementar para o contribuinte, na medida em que o montante atribuído sai do valor que iria entrar nos cofres da Administração Fiscal. No fundo, o contribuinte destina 0,5% do seu IRS a uma determinada entidade escolhida por si, em vez de essa verba ficar na posse da Administração Fiscal.

Vamos ajudar com o nosso IRS uma das 3 instituições de solidariedade social do Concelho de Mação, para que elas possam continuar o meritório trabalho que têm vindo a desenvolver.


Esclarecimento:

No jornal VMT de Fevereiro é feito um apelo aos leitores para que consignem o seu IRS à Associação Centro de Dia Nossa Senhora do Pranto, do Penhascoso.

Contudo, esta instituição não consta da listagem, disponível no Portal das Finanças, das entidades autorizadas a beneficiar da consignação do IRS de 2012, razão pela qual não lhe fazemos referência.

Refira-se que esta situação já ocorreu também no ano transacto.



Nota Final:

A faculdade dos contribuintes poderem atribuir 0,5% do seu IRS a uma entidade de cariz religioso ou social está regulamentada no nº 4 e no nº 6 do Artº 32 da Lei 16/2001 (Lei da Liberdade Religiosa):

"4 — Uma quota equivalente a 0,5 %do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares, liquidado com base nas declarações anuais, pode ser destinada pelo contribuinte, para fins religiosos ou de beneficência, a uma igreja ou comunidade religiosa radicada no País, que indicará na declaração de rendimentos, desde que essa igreja ou comunidade religiosa tenha requerido o benefício fiscal.

6 — O contribuinte que não use a faculdade prevista no nº 4 pode fazer uma consignação fiscal equivalente a favor de uma pessoa colectiva de utilidade pública de fins de beneficência ou de assistência ou humanitários ou de uma instituição particular de solidariedade social, que indicará na sua declaração de rendimentos."

quarta-feira, 6 de março de 2013

Comunicado do PS/Mação

POSIÇÃO DO PS/MAÇÃO SOBRE COMUNICADO ANÓNIMO DISTRIBUÍDO NA FREGUESIA DE ENVENDOS

1. Na semana passada foi distribuído na Freguesia de Envendos um comunicado anónimo tecendo acusações à gestão e ao funcionamento do Centro de Dia e Casa de Idosos de São José das Matas (“Lar das Matas”), que colocam em causa o presidente, alguns membros da direcção e uma funcionária da instituição.

2. Embora o presidente, um elemento da direcção e a funcionária sejam autarcas pelo Partido Socialista na Assembleia de Freguesia e na Junta de Freguesia de Envendos, o comunicado não mereceria do PS/Mação qualquer tomada de posição pública porque ele centra-se, fundamentalmente, em questões internas do “Lar das Matas”, que não lhe dizem respeito e sobre as quais, por essa razão, não tem de se pronunciar. Competirá à instituição e às pessoas visadas, se assim o entenderem, pronunciarem-se e desencadearem os mecanismos de defesa que julgarem mais convenientes.

3. Contudo, em virtude do comunicado incluir o símbolo do Partido Socialista, fazer algumas referências à actuação das referidas pessoas enquanto autarcas pelo Partido Socialista na Freguesia Envendos e ser “assinado” por “socialistas descontentes” que, a fazer fé no que vem escrito, serão “quase 30 militantes e simpatizantes do Partido Socialista das Matas, Envendos e Mação”, o PS/Mação não lhe pode ficar indiferente e entende tomar a seguinte posição:

a. O PS/Mação critica os autores do comunicado por terem envolvido o Partido Socialista num assunto que não lhe diz respeito, com a agravante de terem utilizado o símbolo do partido num documento anónimo, o que configura uma situação de abuso;

b. Quer antes, quer depois da divulgação do referido comunicado, nenhum dirigente do PS/Mação foi contactado por qualquer militante ou simpatizante socialista acerca dos assuntos que nele são abordados. Assim, e por se tratar de um documento anónimo, o PS/Mação desconhece se os seus autores são efectivamente militantes ou simpatizantes socialistas;

c. Se os autores do comunicado são, como dizem ser, militantes ou simpatizantes socialistas, estranha-se e lamenta-se que o apelo que fazem aos dirigentes do PS/Mação no penúltimo parágrafo do comunicado, para que intervenham no assunto em causa, sob pena de “ser o fim do PS”, não tenha sido feito antes da divulgação do comunicado, de forma reservada e em sede própria. Não obstante o PS/Mação reafirmar que não se envolve nas questões internas do “Lar das Matas” ou de qualquer outra instituição ou associação, teria desenvolvido os esforços que estivessem ao seu alcance para que as divergências pudessem ser tratadas de forma frontal e elevada entre as partes;

d. Qualquer cidadão é livre de manifestar publicamente as suas posições, desde que o faça de forma responsável e em total respeito para com os demais cidadãos. O que não acontece quando são feitas acusações graves a instituições e pessoas através de um comunicado anónimo;

e. Por último, o PS/Mação manifesta a sua estranheza por, a poucos meses das eleições autárquicas, ser envolvido numa questão que não lhe diz respeito e que não é benéfica para a sua imagem. Se os autores do comunicado o fizeram de forma intencional ou não, talvez venhamos a saber em breve.

Mação, 06 de Março de 2013

O Secretariado da Comissão Política Concelhia do PS/Mação

terça-feira, 5 de março de 2013

Miúdos do futsal da ADM em grande

Cinco “putos” da equipa de futsal da ADM do escalão iniciados foram convocados para um treino esta 3ª Feira da Selecção Distrital de Futsal Sub-15 (Zona Norte).

São eles o Bruno Marques, o João Ferreira, o João Lourenço o João Matos e o Rui Vicente.

Esta grande representação do futsal maçaense na selecção distrital não surpreende, atendendo à boa época que a ADM vem fazendo, que lhe permite acalentar a esperança de alcançar o título (presentemente está em 2º lugar).

Parabéns aos nossos jovens jogadores.

domingo, 3 de março de 2013

O Futebol no nosso Concelho

Taça do Ribatejo - 1/4 Final

Amiense 1 - Mação 0

O Futebol no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Juvenis - 2ª Fase

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S1 - Grupo A1

O Futebol no nosso Concelho - Inatel

Taça INATEL de Futebol - 2ª Fase - S2 - Grupo A2

O Futsal no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de de Futsal - Seniores Femininos


O Futsal no nosso Concelho - Distrital

Campeonato Distrital de Iniciados

sexta-feira, 1 de março de 2013

Iniciativas em Mação

Baile de Aniversário - Grupo Desportivo e Recreativo de Carvoeiro


Embora com alguns dias de atraso expressamos aqui as nossas cordiais saudações ao Grupo Desportivo e Recreativo de Carvoeiro pela passagem do seu 37º aniversário.

Que os "Escaravelhos" mantenham por muitos anos a sua excelente actividade cultural, recreativa e desportiva em prol do Carvoeiro e do Concelho de Mação, são os nossos votos